Postar um pouco sobre
The Libertines, se os Estados Unidos têm o The Strokes e a Suécia o The Hives, a Inglaterra também tem um forte representante do chamado “Novo Rock”: The Libertines. Assim como seus similares de outros países, o grupo conseguiu muita repercussão e espaço na mídia em pouquíssimo tempo e com apenas um álbum.
Mas apesar das semelhanças, muita gente é radicalmente contra esse tipo de comparação, elevando o The Libertines ao status de “novo The Clash” – o que por sua vez desperta a ira de muitos outros radicais de plantão.
Deixando os rótulos de lado, o fato é que “Up The Bracket”, o ‘debut’, chegou às lojas, em 2003, cercado de polêmicas. Isso porque o guitarrista e vocalista Pete Doherty é um encrenqueiro de primeira e vive sendo notícia por suas internações e fugas em clínicas de reabilitação, além de notas mais bizarras como o assalto que realizou na casa de seu próprio companheiro de banda, Carl Barat.
A formação se completa ainda com o baterista Gary Powell e com o baixista John Hassall, que julgam por aí apenas como figurantes, escondendo o trabalho fundamental que os mesmos exercem na banda.
No ano seguinte vem o segundo trabalho, auto-intitulado. “The Libertines”, assim como o disco de estréia, foi produzido por Mick Jones, ex-guitarrista do The Clash, sendo que o engenheiro de som foi Bill Price, que já gravou clássicos como “London Calling”, do próprio The Clash e “Appetite for Destruction”, dos Guns n’ Roses.
As letras da banda falam basicamente de drogas, amores e da conturbada relação entre Barat e Doherty, que, sem a menor cerimônia, discutem seus problemas nas próprias músicas do grupo. Mas como as brigas ficaram cada vez mais constantes, Pete Doherty anunciou sua saída do grupo em Maio de 2004.
Mesmo assim, a dupla vive se encontrando e se separando, sem que ninguém saiba ao certo como eles irão se apresentar em algum show, por exemplo. Para não correr riscos, o The Libertines chamou o reforço do guitarrista Anthony Rossamondo, enquanto que Doherty excursiona com o Babyshambles.
O grupo ainda foi escalado para tocar na segunda edição do Tim Festival, em São Paulo, no mês de Novembro.
The Libertines é uma das bandas que vem conseguindo maior espaço e destaque na cena Rock internacional. A banda faz parte do novo movimento “quanto mais simples, desencanado e despojado melhor”, que conta com nomes como White Stripes entre outros.
The Libertines -
Up The BracketThe Libertines -
Time For HeroesMarcadores: libertines